Como criar um ambiente de trabalho emocionalmente saudável
Portrait of a young African American business woman - Black people

Como criar um ambiente de trabalho emocionalmente saudável

O assunto saúde emocional já esteve em alguma pauta da sua organização? Esse assunto quase não possui muito destaque, não é mesmo? Porém, é importantíssimo falarmos sobre isso. Segundo pesquisa da OMS, apenas 18% das empresas abordam esse tipo de assunto. Você sabia que problemas com a saúde emocional no trabalho podem ser responsáveis pela perda de produtividade? Isso afeta diretamente nos resultados.

Como sua empresa aborda esse tipo de assunto? Existe uma medida eficiente? Se você for o líder é importante observar e se aproximar dos seus colaboradores.

A seguir acompanhe 5 formas de melhorar esse ambiente e a qualidade emocional de todos.

  1. Prepare um ajuste na demanda

Uma das causas de um ambiente emocionalmente ruim é a alta demanda. Por esse motivo, é importante ajustar constantemente as funções e atividades de suas equipes para que ninguém fique sobrecarregado.

Para isso, você pode começar monitorando o desempenho dos colaboradores. E com os responsáveis  pelas áreas, verifique se há alguém com excesso de demanda. Verifique também se existe alguma dificuldade para o funcionário realizar suas atividades. Afinal, em alguns casos, a demanda pode não ser o problema, mas sim a falta de orientação ou compreensão.

Outras medidas também podem ser tomadas para que o funcionário se sinta mais confortável e relaxado em relação ao trabalho executado. As políticas de home office, por exemplo, conseguem alinhar desempenho e conveniência, fator importante para a saúde do funcionário.

2. Analise dos benefícios oferecidos pela empresa

Quando falamos em benefícios, vem a mente vale transporte, vale refeição, plano saúde, entre outros. Contudo, sozinhos, nenhum deles garante o bem estar e saúde emocional do colaborador.

Portanto, dê uma olhada nos benefícios que você oferece e veja se eles são adequados para suas necessidades. Converse com eles e entenda o que mais a empresa pode oferecer para melhorar seu conforto. Trabalhar em casa algumas vezes na semana – trocar a empresa que oferece o vale-refeição por outra que melhor atenda a região – recompensas pela duração de grandes ou pequenos objetivos – cursos e treinamentos – negociar com empresas que trabalham online, Oferecer terapia? pesquise com seus colegas de trabalho e entenda como você pode ajudá-los.

Tente chegar a um acordo sobre o que eles querem e o que a empresa pode oferecer.

3. Some a terapia como aliado

A psicoterapia é um tipo de terapia cujo objetivo é tratar problemas de saúde mental. Tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento e outros problemas.

Dar aos funcionários a oportunidade de fornecer aconselhamento psicológico é um grande benefício na promoção da saúde emocional no trabalho.

A psicoterapia é a maneira certa de mostrar aos funcionários que você se preocupa com a saúde deles. Além disso, é um ótimo lugar para autoconsciência e permite que os funcionários pensem profundamente sobre suas habilidades, pontos fortes e melhorias.

Esta medida também beneficiará aqueles que precisam de ajuda profissional, mas não podem obtê-la por vários motivos, por exemplo. B. por falta de dinheiro ou tempo. E, desde que sejam mantidos em sigilo, esta opção de local de trabalho envia uma mensagem aos funcionários de que seu bem-estar é realmente importante e estimulado.

4. Ações de endomarketing

O marketing interno é uma estratégia de marketing institucional voltada para as ações internas da empresa. É também conhecido como endomarketing e tem como objetivo melhorar a imagem da empresa junto dos seus colaboradores.

É fundamental para a saúde emocional do colaborador que a empresa também apresente iniciativas como: palestras, workshops, debates e encontros que estimulem a interação e a voz.

O bom relacionamento entre companheiros de equipe, permite criar um ambiente mais agradável para trabalhar. Aumentando assim os resultados da empresa. Assim, podemos compreender que a saúde emocional na empresa depende também dos vínculos construídos pelas pessoas. Portanto, é importante que a empresa atue de forma que incentive isso. A implementação dessas iniciativas torna o ambiente mais informal e solidário para que as pessoas possam interagir mais.

5. Atenção aos gestores

Seus gestores lidam com problemas de saúde emocional no local de trabalho dia após dia. No entanto, muitas vezes não têm o treinamento e a confiança necessária para administrá-los por conta própria. Por isso, é importante que você invista no aprimoramento dessas habilidades em seus gestores. Assim, poderá ajudá-los a gerenciar os desafios de cuidar e identificar esses problemas no local de trabalho. 

No papel de gestor ao identificar, compreender e ajudar uma pessoa que pode estar desenvolvendo um problema de saúde emocional também somos afetados. Funciona da mesma forma que os primeiros socorros físicos, os primeiros socorros emocionais também dão sinais, reconhecer-los é  crucial. 

Deixe um comentário